O mundo corporativo tem se atualizado bastante. O surgimento de novos métodos de trabalho e a possibilidade de horários mais flexíveis possibilitaram uma liberdade maior no ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, no entanto, essas alterações criaram uma dificuldade para alguns homens se adequarem, tanto em termos de estilo quanto de comportamento.
Algumas empresas, por exemplo, têm campanhas como o Casual Day, normalmente às sextas-feiras, no qual o funcionário está liberado a deixar a camisa social em casa, o terno e até a calça, podendo trabalhar de calça jeans, deixando mais flexível e informal. Antes de mais nada, vale destacar que se a empresa em que você trabalha instituiu o Casual Day é porque ela é moderna o suficiente para lhe dar um dia de liberdade para se vestir como quiser, mas conservadora o bastante para permitir que aquele look moderninho e despojado seja usado apenas naquele dia, certo? então nada de exagerar.
Em ambientes de trabalho mais criativos, como uma agência de Design ou Publicidade, por exemplo, não é estranho você ver um profissional de bermuda e chinelos em dias muito quentes, coisa que você dificilmente encontrará num escritório de advocacia, ambiente mais formal, muito em função do tipo de serviço que presta. O ideal é, ao começar um novo trabalho, ficar atento ao dress code do da empresa que está trabalhando. Pergunte ao RH, ao seu superior ou até mesmo aos seus colegas. A imagem pessoal é extremamente importante, principalmente para quem almeja degraus cada vez mais altos! Seja ambicioso sempre!
Ser Workaholic está ficando cada vez mais fora de moda. Eficiência – mais em menos tempo – tem sido cada vez mais destacada. Se você tem horários flexíveis na empresa, aproveite. Saiba usar o tempo a seu favor e foque no que é importante enquanto estiver no escritório.
Se preocupe mais com o cumprimento de prazos e tarefas. O bom profissional sabe quanto tempo precisa para terminar uma tarefa e entregá-la apropriadamente. Não prometa prazos impossíveis e peça mais tempo quando achar necessário. Quando o profissional atrasa – vale também para reuniões, eventos corporativos e na própria chegada à empresa –, compromete sua credibilidade, isso é fato!
Voltando à questão do “Workholic”, evite mandar e-mails aos fins de semana, seja você chefe ou subordinado. Sendo líder, saiba que você pode ter que esperar até a segunda-feira para obter uma resposta e, sendo funcionário, aproveite para estabelecer um limite na empresa. Se sua carga de horário é de segunda a sexta, não se preocupe e curta o fim de semana! Afinal ele é feito para dar uma esfriada na cabeça e ter um momento de lazer. Mas se você for autônomo, o importante é você ser ágil e responder rápido, claro, vai depender de quem estiver do outro lado da linha, como as pessoas estão cada vez mais imediatista, o importante é você ser atencioso, responder com educação e ter clareza no assunto. Também guarde um tempo só para você! Esse tempo é muito precioso para colocar as novas ideias no papel, pois quando estamos com a cabeça mais fria, sempre temos novas ideias. Aproveite para colocar sua vida pessoal em dia.
No ambiente de trabalho, a civilidade é bem vista. Evite atender o celular ou checar mensagens durante reuniões. Se você não pode desligar o aparelho durante um almoço ou encontro de trabalho, pelo menos o silencie e retorne as ligações e mensagens logo depois.
“O uso do WhatsApp precisa ser regulado também. O aplicativo não funciona como um e-mail, mas como um bate-papo. Respeitar o horário comercial – com raras exceções – é primordial. Vejo o WhatsApp como segunda opção de e-mails em várias empresas. ERRADO!”
Maturidade também é bem-vinda. Entenda o trabalho também como um espaço de aprendizado e não apenas para mostrar serviço. Saber receber críticas e controlar as emoções são características que podem te alavancar ao posto de líder e de funcionário capaz de assumir grandes responsabilidades.
Sua imagem nas redes sociais pode estar sendo avaliada pelos seus superiores e ninguém deseja ter no quadro de funcionários alguém que desvaloriza a imagem da própria empresa direta ou indiretamente. Evite picuinhas, fofocas e principalmente cuidado com o que você coloca nas suas redes sociais pois como disse, eles estão vendo. Vai fazer bem a você mesmo!
Falando em imagem pessoal, cuidado com a escrita! Erros gramaticais e de português em documentos oficiais da empresa não são nada legais. Pra que tanta pressa? Revise sempre antes de enviar para um cliente, colega de trabalho ou chefe qualquer texto.
“Não importa em qual segmento do mercado você atue, tendo consciência do seu estilo e do dress code corporativo adequado, fica mais fácil transmitir sua credibilidade e habilidades.”
Aprender a se vestir com estilo pode parecer um desafio no início, mas com minha consultoria é possível transformar seu guarda-roupa e criar looks que reflitam sua personalidade e estilo pessoal. Desde a escolha das cores até a seleção de acessórios estratégicos, cada detalhe pode fazer a diferença na hora de criar um look elegante e autêntico.
Atendo homens e Mulheres .