Ambientes bem projetados e adequados aos planos de negócios das empresas resultam em diferenciação competitiva e crescimento
Na dança elegante entre formas, cores e emoções, a arquitetura se revela como uma aliada poderosa na construção de narrativas visuais que transcendem setores econômicos. Seu papel vai além da estética; é a arte de criar experiências que ressoam com os corações dos clientes, funcionários e hóspedes.
Em um mundo onde a digitalização avança, a arquitetura se torna cada vez mais importante e integrante aos negócios e, como exemplo disso, temos o grande enfoque da NRF 2024 que ecoou uma verdade clara: o ambiente físico não está sendo suprimido pelo digital, mas sim, redefinido. A experiência do consumidor tornou-se a joia da coroa, e as lojas físicas estão se transformando em palcos sensoriais e ainda mais estratégicas para o desenvolvimento dos negócios. Essa mudança reflete a necessidade de se criarem ambientes que cativem os sentidos e proporcionem vivências únicas que, segundo apontamentos da NRF, aumentam as vendas além de criarem publicidade gratuita pelo compartilhamento dos consumidores.
De igual forma, a arquitetura também tem se mostrado como uma importante aliada de escritórios corporativos que buscam fortalecer sua cultura de negócio, criar ambientes produtivos e saudáveis com o foco nos resultados e retenção de talentos, visto que, conforme pesquisa da Gensler, 90% dos colaboradores acreditam que a arquitetura influencia a produtividade e o humor.
De volta ao foco da experiência do consumidor, é nítido que o turismo é fortemente impactado pelas expectativas dos seus clientes, e a arquitetura está integrada à essa jornada sendo uma importante ferramenta para criar diferencial competitivo que é capaz de aumentar a percepção de valor, integrando o menu de restaurante e o descanso dos hospedes de hotéis.
Em resumo, a arquitetura emerge como uma ferramenta estratégica vital nos negócios modernos, transcendendo a estética para criar experiências memoráveis. Seja na revitalização de espaços comerciais, na configuração de ambientes corporativos inspiradores ou na transformação de destinos turísticos, sua influência é inegável. A magia da arquitetura não apenas diferencia empresas, mas também impulsiona o crescimento sustentável, consolidando-se como aliada indispensável na busca pela excelência nos negócios do século XXI.
Camila Casali Fagundes
CA Arquitetura